A jornada do paciente do seu consultório precisa oferecer o mesmo nível de qualidade em todas as etapas para, assim, encantar e fidelizar os clientes. Inclusive, no pós-atendimento.

Mas, afinal, como proporcionar uma boa experiência ao usuário e garantir que eles voltem? Mais do que isso, que se tornem propagadores do seu trabalho e indiquem para familiares e amigos?

Em seguida, separamos 3 dicas para você aplicar já no seu pós-atendimento. De fato, não é tão simples. Entretanto, é possível! Confira.

 

Pós-atendimento – o que é e qual a importância?

 

Basicamente, o pós-atendimento é todo o relacionamento mantido com o paciente depois da consulta. O envio de um e-mail solicitando a avaliação do atendimento e/ou um SMS parabenizando pelo aniversário são alguns exemplos.

Desse modo, há chances maiores de aproximação, satisfação e fidelização do paciente. E, sem dúvida, isso gera diversos benefícios ao negócio, como menos investimentos para captar novos clientes e aumento da autoridade no mercado.

O conceito de pós-atendimento faz parte da Jornada do Paciente, que é a soma de todos os estágios em que o usuário passa: a identificação de sintomas, a decisão de marcar uma consulta, a pesquisa do melhor médico, o atendimento e a avaliação pós-consulta.

Mas, como realizar o pós-atendimento do seu consultório? Veja como logo abaixo.

 

1.      Monte um cadastro completo e atualizado do seu paciente

 

 

pós-atendimento

 

Ter todos as informações do seu paciente pode ser uma grande vantagem. Isso porque são esses dados que auxiliarão na construção de uma comunicação eficiente e próxima.

Então, cadastre a idade, data de nascimento, estado civil, se possui filhos, alimentação, prática de exercícios físicos etc.

Mas, atenção: é fundamental garantir a segurança desses dados. Para isso, você pode investir em sistemas de telemedicina. Além disso, manter um prontuário eletrônico armazena, organiza, facilita e agiliza o acesso das informações, pois estão em um único local.

 

2.      Solicite feedback com uma pesquisa de satisfação

 

Quer saber a opinião do paciente sobre a consulta e o pós-atendimento, se ele voltaria e/ou indicaria o seu trabalho? Então, pergunte!

Sem dúvida, a pesquisa de satisfação é uma das táticas mais eficientes de avaliação. Além de conhecer a experiência do paciente no seu consultório, ajuda a aumentar a confiança e credibilidade do seu negócio.

Você pode enviar o link com as questões por e-mail, SMS ou WhatsApp. É possível automatizar esse processo por meio de funcionalidades em softwares de gestão.

Vale ressaltar que a pesquisa precisa ser breve. Isto é, selecione perguntas diretas e essenciais para a análise e a melhoria do seu negócio.

Com os resultados em mãos, faça uma investigação profunda para conhecer quais são os pontos fortes e quais precisam de melhoria. Em seguida, desenvolva uma estratégia para trabalhar essas questões.

Se possível, sempre aplique a pesquisa de satisfação com regularidade.

 

3.      Mantenha o contato

 

 

pós-atendimento

 

Que tal, no dia seguinte, enviar um SMS ao paciente dizendo que está feliz em atendê-lo e à disposição?

Use a tecnologia para manter contato no pós-atendimento! Além do exemplo acima, você pode pedir a avaliação da consulta, lembrá-lo do retorno, parabenizá-lo no aniversário e desejar boas festas.

De fato, o SMS é apenas uma das formas de abordagem. Você pode usar também o e-mail e o WhatsApp.

Aliás, o e-mail permite envio de conteúdos mais longos. Por exemplo, você pode falar sobre novidades na área de saúde que o interessem, dar dicas de prevenção e anunciar inovações do consultório, dentre outros.

Com isso, há a demonstração de atenção e cuidado contínuo com seus pacientes. Desse jeito, eles perceberão a preocupação com o bem-estar deles, o que pode refletir diretamente na evolução do tratamento.

E, claro, para agilizar todo esse processo, opte por sistemas de automatização de envio de mensagens. Além da rapidez, eles garantem também a segurança das informações.

 

Conclusão

 

Por fim, hoje em dia é fundamental manter o contanto com o paciente e, assim, conseguir fidelizá-lo e transformá-lo em propagador dos seus serviços. Para isso, essas dicas ajudarão a colocar em prática um pós-atendimento de qualidade e infalível.

 

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