Hoje, é muito comum o uso de aplicativos para diferentes finalidades. De fato, essa ferramenta facilita o dia a dia não apenas na vida pessoal, mas também na profissional.

É o caso dos aplicativos para médicos. Os apps oferecem informações atualizadas sobre doenças, cirurgias e medicamentos, permitem discutir casos com outros especialistas e até tornam mais rápidos alguns procedimentos. E tudo isso pelo celular!

Por isso, listamos abaixo os 8 aplicativos para médicos mais úteis e promissores do mercado. Confira como funciona cada um deles!

 

Aplicativos para médicos

 

  1. Medscape
  2. ProDoctor CID
  3. Figure 1
  4. World Health Organization (WHO)
  5. Genéricos BR
  6. Whitebook Medicina
  7. Epocrates
  8. CliniCalc

 

1.      Medscape

 

Sem dúvida, o Medscape é uma biblioteca ambulante. O app oferece dados sobre todas as patologias, como sintomas, diagnósticos, exames, tratamentos etc. Além disso, você pode acompanhar as principais novidades da área de saúde pela ferramenta, como novas pesquisas, medicamentos e artigos mais recentes revisados por especialistas, dentre outros.

Como exemplo, é possível pesquisar mais de seis mil medicamentos de marca, mil remédios OTC e oito mil monografias. Há também calculadoras de especialidades e identificador de comprimidos.

A tecnologia, gratuita, é reconhecida pelo Food and Drugs Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos. Já conta com mais de cinco milhões de downloads em todo o mundo e é a ferramenta mais utilizada pelos médicos.

O aplicativo está disponível para Android e iOS apenas em inglês.

 

2.      ProDoctor CID

 

aplicativos para médicos

 

O aplicativo ProDoctor CID é destinado à médicos e profissionais da saúde que utilizam a CID-10 para registro e consulta. Vale ressaltar que a tabela é a 10ª revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e traduzido e atualizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, conta com mais de 12 mil itens que podem ser pesquisados de diversas formas. Dentre elas, pelo código CID, por grupos, categorias ou subcategorias. Além do mais, demora apenas 15 segundos, em média, para listar os resultados.

O app também oferece histórico das patologias mais buscadas recentemente, permite salvar itens como favoritos e enviar códigos por e-mail.

A ferramenta está disponível em português somente para iOS e pode ser usada no modo off-line.

 

3.      Figure 1

 

O Figure 1 é um aplicativo para médicos que oferece acesso gratuito e instantâneo a milhares de casos clínicos reais de todo o mundo, compartilhados por profissionais de saúde em 185 especialidades e instituições de renome. Dentre elas, BMJ, American Cancer Society, Doctors Without Borders e Mount Sinai Health System.

É possível pesquisar por especialidade, regiões do corpo e até discutir procedimentos e casos clínicos em tempo real. Apenas médicos e profissionais da saúde podem compartilhar conteúdo e comentar, mas qualquer pessoa pode acompanhar os casos pelo app. Praticamente, é uma rede social para médicos.

Para garantir a privacidade e segurança de dados do paciente, há uma equipe que realiza o processo de confidencialidade e moderação das informações incluídas na ferramenta.

Atualmente, possui mais de 1 milhão de usuários. O app está em português e disponível para Android e iOS.

 

4.      World Health Organization (WHO)

 

O World Health Organization (WHO) é o aplicativo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que reúne as principais novidades da área. Dentre elas, novas doenças, pandemias, pesquisas, medicamentos etc.

É um dos principais aplicativos para médicos, estudantes, gestores e profissionais de saúde. É gratuito, está apenas em inglês e pode ser baixado no Android e iOS.

 

5.      Genéricos BR

 

O aplicativo Genéricos BR é um guia de medicamentos de referência e seus equivalentes genéricos que pode ser consultado por profissionais da área e a população, de modo geral. Sem dúvida, pode ajudar bastante na prescrição de medicamentos.

Em seguida, conheça algumas de suas funcionalidades:

  • Busca por princípio ativo ou medicamento de referência;
  • Consulta off-line a bulas dos 130 genéricos mais populares no Brasil;
  • Acesso rápido ao bulário eletrônico da Anvisa;
  • Lista de fabricantes e formas farmacêuticas de cada genérico;
  • Identificação de medicamentos controlados;
  • Opção de pesquisa pelos nomes populares das medicações.

 

O app é um dos mais baixados no Brasil na área médica e está disponível, gratuitamente, para Android e iOS.

 

6.      Whitebook Medicina

 

O aplicativo para médicos Whitebook Medicina é desenvolvido pela Pebmed e conta com mais de 500 mil usuários no Brasil. Oferece mais de oito mil conteúdos atualizados semanalmente por uma equipe de 30 especialistas.

Além disso, conta com bulário digital de medicamentos com seis mil especificações, calculadoras, escores de medicina, guia de doenças, diversos protocolos, prescrições médicas e procedimentos clínicos. Inclusive, consulta ao CID-10 e ao Protocolo SUS.

O app pode ser acessado off-line e está disponível para Android e iOS. O médico pode utilizar a versão gratuita, limitada, ou assinar um plano mensal que libera mais recursos.

 

7.      Epocrates

 

aplicativos para médicos

 

O aplicativo médico Epocrates disponibiliza um grande acervo de informações e acesso a recursos úteis na rotina do especialista.

Dentre suas principais funcionalidades, estão:

  • Monografias Rx e OTC: informações sobre farmacologia, prescrição e segurança, dosagem para adultos e crianças, reações adversas, contraindicações, avisos de caixa preta, considerações sobre gravidez e lactação etc;
  • Verificador de interação medicamentosa entre até 30 medicamentos de marca, genéricos, OTC ou alternativos;
  • Identificador de pílula: organizado por forma, cor, código de impressão etc;
  • Mais de 600 calculadoras de dosagem, equações médicas e ferramentas.

 

O app é em inglês e tem versão gratuita. Porém, boa parte do acesso está disponível apenas para pagantes. Pode ser baixado no Android ou iOS.

 

8.      CliniCalc

 

Geralmente, os médicos precisam lembrar de uma série de cálculos complicados. O aplicativo CliniCalc promete tornar mais fácil realizar esses cálculos e lembrar pontuações, escalas e classificações com imagens de alta qualidade.

A ferramenta é uma calculadora médica que permite armazenar as fórmulas mais utilizadas, encontrar as usadas recentemente e pesquisar cálculos específicos usando palavras-chave e descrições curtas.

Nele, é possível fazer cálculo de déficit hídrico, manejo de infusão, verificar a taxa de produção urinária, variação no sódio etc. Oferece também a escala de coma de Glasgow, desde a clássica até a pediátrica, bem como o cálculo da área corporal.

 

Conclusão

 

Cada vez mais, os avanços da tecnologia auxiliam a medicina em vários setores, como exames, laudos, atendimento e gestão do consultório, dentre outros. E, sem dúvida, os aplicativos médicos surgiram para facilitar a rotina desses profissionais já tão atribulados.

Acompanhe o blog da Phelcom e fique por dentro das principais novidades em tecnologia no setor de saúde.

 

Inscreva-se