Os podcasts de medicina estão em alta! Fácil de acessar e consumir, os programas de áudio sob demanda entregam conteúdos relevantes, realizam debates pertinentes e trazem informações que auxiliam os médicos na atualização sobre as novidades da área.

Por tudo isso, o formato tem ganhado cada vez mais adesão devido aos programas especializados e de referência em suas áreas de atuação e que conquistam ouvintes fiéis.

Sem dúvida, vale a pena acompanhar! Então, selecionamos 10 podcasts de medicina para você conhecer e incluir como fonte de informação confiável e rápida no seu dia a dia tão atribulado.

 

10 podcasts de medicina

 

  1. Ausculta Cast
  2. AVASCast
  3. Biomedcast
  4. DrauzioCast
  5. #LinhaDeFrente
  6. Maratona da Saúde
  7. Medcast
  8. NEJM This Week
  9. Neurocast
  10. PEBMED
  11. Saúde Digital
  12. Ted Talks Health

 

 

1. Ausculta Cast

 

O Ausculta Cast aborda os principais temas da medicina atual, com alta qualidade técnica e variedade de especialidades. Na programação, revisões clínicas, entrevistas, artigos científicos, relatos de casos e informações sobre eventos na área da saúde.

É apresentado e produzido pelos estudantes de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Nicolas Najar e Faissal Hajar.

 

2. AVACast

 

O AVACast é produzido e distribuído pelo AVAS21, um programa de inserção da tecnologia no ensino na área de saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Atualmente, o principal conteúdo produzido é sobre a pandemia de Covid-19. Com a participação de acadêmicos, professores e jornalistas, o programa fomenta discussões importantes sobre a doença, baseadas em dados científicos.

 

3.  Biomedcast

 

 

O podcast semanal Biomedcast trata de assuntos relacionados à biomedicina, ciência e saúde. Oferece conteúdo de boa qualidade com o objetivo de orientar os ouvintes e disseminar o conhecimento científico e a biomedicina por meio da internet.

Hoje, já disponibiliza mais de 100 episódios em que compartilham informações, opiniões, reflexões, conhecimento e cultura para desenvolver e melhorar a atuação do biomédico e das ciências da saúde.

A abordagem dos assuntos é bem leve e lúdica, o que torna o programa agradável de escutar. Além disso, é uma boa ideia para acompanhar as últimas novidades no segmento.

 

4.  DrauzioCast

 

O DrauzioCast é um dos podcasts de medicina mais populares. Comandado pelo oncologista Drauzio Varella, aborda diversos assuntos de forma didática e leve, desde AIDS até a importância de lavar as mãos. Desse modo, até os pacientes conseguem acompanhar.

Além disso, faz comentários sobre os temas em alta e produz episódios curtos, de até 1 minuto.

 

5.  #LinhaDeFrente

 

O #LinhaDeFrente é um programa voltado aos médicos sobre a pandemia do novo coronavírus. É produzido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O podcast conta com a participação de diversos especialistas e convidados que discutem um novo tema sobre a doença a cada episódio.

 

6.  Maratona da Saúde

 

Esse podcast faz parte do Projeto Solidário Maratona da Saúde e busca aprofundar o conhecimento das doenças sem cura e acelerar a descoberta de terapêuticas mais eficazes.

Para isso, traz conteúdos completos por meio de entrevistas com grandes médicos do país sobre diferentes especialidades. Além disso, alguns episódios debates algumas doenças e casos específicos.

 

7.  MedCast

 

 

O MedCast é um dos podcasts de medicina mais antigos do Brasil e também um dos mais populares – há episódios com 11 mil ouvintes. Inclusive, possui premiações e já foi destaque em publicações de educação médica e de tecnologia na área de saúde.

Já são mais de 90 episódios direcionados exclusivamente para médicos e estudantes de medicina. Dentre os temas mais frequentes, estão ética médica, casos clínicos; desenvolvimento de carreira; entrevistas com médicos de referência e inteligência financeira.

É desenvolvido pelo Núcleo MD Educação Médica e tem como responsáveis os médicos Daniel Coriolano e Roberto Maranhão.

 

8.      NEJM This Week

 

O NEJM This Week é o podcast do popular jornal NEJM. Nele, trazem o resumo da semana dos textos publicados no periódico sobre pesquisas médicas, análises e perspectivas.

É uma ótima forma de se atualizar com as principais novidades da medicina mundial.

 

9.      Neurocast SBN

 

O objetivo do Neurocast SBN é difundir dados, evidências e informações que contribuam para a prática clínica da classe médica, especialmente os neurocirurgiões. Por isso, é mais técnico. É produzido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

É uma ótima fonte de informação e educação para profissionais da área e já tem disponível vários episódios. Conta ainda com a participação de vários especialistas da SBN, trazendo entrevistas, opiniões sobre temas da profissão, tratamentos, literaturas e opiniões sobre assuntos controversos.

 

10. PEBMED

 

Um dos podcasts de medicina que vem crescendo bastante é o produzido pelo portal PEBMED. Já são mais de 200 episódios trazendo os estudos mais relevantes da área, condutas médicas, entrevistas com especialistas etc.

Uma das séries do programa é o Check-up Semanal, em que o editor-chefe do portal, professor e cardiologista Ronaldo Gismondi comenta os assuntos mais relevantes da semana.

 

11. Saúde Digital

 

podcast de medicina

 

O programa Saúde Digital busca apresentar novas tecnologias e inovações que melhoram a vida de médicos e pacientes e que têm transformado o setor.

O objetivo do podcast é informar e inspirar os profissionais a aderirem aos principais avanços da tecnologia da melhor maneira possível.

 

12. Ted Talks Health

 

O já conhecido Ted Talks tem um podcast voltado para a área de saúde, o Ted Talks Health. E o programa tem a mesma proposta: levar especialistas para falar sobre variados assuntos, desde hábitos diários inteligentes até a novas descobertas médicas. Sempre de forma didática e leve.

É voltado para médicos, profissionais da saúde e paciente que buscam ampliar o conhecimento e ter uma vida mais saudável.

 

Conclusão

 

De fato, existem dezenas de podcasts de medicina de qualidade, em diferentes streamings, que valem a pena acompanhar. Neste post, indicamos 10. Mas uma rápida pesquisa já pode revelar ainda mais opções interessantes para sua área médica.

 

Gostou das dicas? Acompanhe o blog da Phelcom e fique por dentro das principais novidades da área.

 

Inscreva-se